segunda-feira, 25 de abril de 2011

Resenha Crítica "Narradores de Javé"


O filme “Narradores de Javé” é filme bastante cômico e triste ao mesmo tempo. De maneira engraçada tenta mostrar a realidade cruel do nordeste brasileiro, onde existem muitos analfabetos e pessoas que ainda sofrem com a falta de água e a perda de suas terras. A trama do filme traduz a contento o que ocorre na lastimável realidade nordestina, que possui grande parte de sua população analfabeta, sendo funcional ou não.

 Segundo pesquisas realizadas pelo MEC, mais de 12,5% da população brasileira analfabeta vive no nordeste, o que demonstra que milhões de brasileiros não possuem o mínimo conhecimento sobre a língua portuguesa, os tornando bastante manipuláveis e os enfraquecendo cada vez mais, tendo em vista que, quando não há conhecimento sobre seus direitos, facilmente ocorrem fraudes e desrespeitos para com esses mesmos, os quais são assegurados pela constituição, porém, na prática, ocorre o privilegiamento de quem possui capital e a exclusão das classes menos favorecidas.

Caso não houvesse esse alto índice de analfabetismo, dificilmente, cidadãos seriam enganados, fraudes ocorreriam e projetos elitistas vigorariam. O filme traz também essa discussão, visto que, caso houvesse aquele registro escrito, a cidade não seria alagada. Esse fato reforça a importância da fonte escrita, podendo evitar erros significativos, tais como evitar desalojamentos e mortes, como foi retratado no filme.

Além disso, pode-se citar a fonte oral, quando devidamente respaldada, como outra forma de provar ou defender algo. No Brasil, por exemplo, pode-se relacionar a fonte oral, com os testemunhos, judicialmente falando. Portanto, alfabetização é algo necessário, além de ser um direito assegurado na constituição brasileira (educação), não só pela necessidade de um dia ter que fazer um documento para a sua cidade não ser devastada, como traz o filme, mas sim para saber com o que está lidando, poder exercer a sua cidadania em todos os aspectos e exigir que esta seja respeitada.

É notório que o Estado capitalista, assim como abordado no filme, procura diversas formas para que a lucratividade seja maior, mesmo que para isso, seja necessário, extinguir os obstáculos que venham a surgir. Particularizando para o Brasil, o projeto de transposição do rio São Francisco é um bom exemplo disso, pois, os favorecidos não são os cidadãos, tornando então esse projeto elitista, não tendo como o objetivo benfeitorias para o povo.

turma: D
Alunos:
Aline Lima (número 02)
Felipe Lucciola (número 14)
Felipe Wanderley (número 15)
Luan Gabriel (número 28) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário