segunda-feira, 25 de abril de 2011

Resenha Crítica do Filme Narradores de Javé

O filme “Narradores de Javé” retrata a historia dos moradores do vilarejo Vale de Javé, que está prestes a ser inundado pelas águas de uma represa. Para que isso não aconteça, os moradores decidem fazer um livro contado todas às historias sobre a origem de Javé, porém como a maioria da população era analfabeta, eles decidiram chamar Antônio Biá, que tinha sido expulso do povoado por ter contado calunias sobre os moradores do local.

Para dar início a escrita do documento, o mesmo procura ter conhecimento dos acontecimentos existentes a respeito da cidade, mas acontece que cada morador conta uma historia diferente e sempre defendendo os seus interesses, uns dos principais fatores abordados na obra, que é a verdade e a invenção, associados a um dos ditados populares: “Existem três verdades: a minha, a sua e a que de fato é.” Pode-se dizer que outro objetivo do filme é mostrar como os personagens se sentiam importantes em registrar sua história naquele livro, em lutar para mostrar e tentar preservar seus valares históricos, sua identidade, seus antepassados, suas crenças cultura, de tal forma que nos faz refletir sobre esses fatores que muitas vezes nos passam despercebidos.

Infelizmente, Biá entrega o livro em branco à população, que assistiu a transformação do “sertão em mar”, onde toda a cultura da cidade foi destruída e esquecida por muitos.

Achamos o filme interessante justamente pelo fato de criticar a realidade das pessoas pobres, que não tendo voz para tentar defender seus direitos, vivem no mundo da exclusão, preconceito e sofrimento.

     Alunos: Hanna Schwarzelmüller,  Carolina Barcala,  Fernanda Lima, 
           Lucas Karam, Bruno, Larissa Abreu
     Turma: D

Nenhum comentário:

Postar um comentário