segunda-feira, 25 de abril de 2011

Resenha Crítica do filme Narradores de Javé

Breve Sinopse do filme
O filme Narradores de Javé conta a história de um vilarejo localizado no vale de Javé, que está sendo ameaçado pela construção de uma barragem que irá inundar a cidade. Numa atitude desesperada para salvar o vilarejo, seus habitantes decidem provar que a história de sua terra é importante para que esta seja preservada. Para tal tarefa eles decidem chamar Antônio Biá, a única pessoa em Javé que sabe escrever, apesar dele ter sido banido da comunidade por criar boatos sobre seus integrantes. Por considerar que ninguém dará importância à história de um vilarejo como Javé e pela dificuldade de obter informações coerentes e confiáveis, Biá não consegue elaborar a obra e frustra a todos da comunidade.


Intertextualidade
O filme mostra exatamente como a cultura de pequenas comunidades é ignorada por suas histórias não constarem em registros escritos, muitas vezes sendo transmitidas oralmente e estarem apenas na memória dos seus habitantes, por limitações como o analfabetismo de suas populações. A falta de registro formal dessas histórias fragiliza a estrutura dessas comunidades. Tal circunstância de exclusão pelo analfabetismo é ilustrada pela imagem a seguir, que mostra uma senhora de idade tentando aprender a ler e escrever, por causa das exigências da vida globalizada de hoje ou por seu próprio juízo de valores e aspirações.

O analfabetismo no Brasil 

Essa outra imagem mostra um gráfico das taxas de analfabetismo no Brasil, por região, onde se observa como esses índices evoluíram positivamente nas últimas décadas, apesar do país ainda ter de melhorar muito nessa questão. Pode-se ver ainda a enorme distância entre a realidade da região nordeste em relação ao restante do Brasil.


Por fim, o vídeo anexo (hyperlink para YouTube), diretamente relacionado com a questão do analfabetismo no nordeste, dá uma boa mostra da situação da educação nessa região, através do depoimento de diferentes pessoas.  

Aluno: Pedro Pêpe (40)
Turma: D



Nenhum comentário:

Postar um comentário