Tópico: Relações entre preservação do patrimônio e historia.
O filme retrata o drama vivenciado pelos moradores do vilarejo de javé.Inicialmente esse drama se da a partir do projeto feito por engenheiros para a construção de uma usina hidroelétrica ,conseqüentemente, causaria a inundação deste local.Biá,o único alfabetizado de Javé,que tinha sido expulso por contar mentiras sobre o povo daquela região, foi o escolhido para relatar acontecimentos importantes que pudessem fazer com que as pessoas reconhecessem o significado e a importância daquele povoado. Pois a fonte escrita era de grande relevância naquela época. Sem essas memórias, o futuro desse povoado estaria em risco, em função da construção da usina. Caso ocorresse a construção da usina as lembranças,acontecimentos e toda a cultura de um povo poderia estar indo por água a baixo .
Pode - se perceber que a historia nesse contexto foi usada para preservar o patrimônio histórico de javé.Ao longo do filme percebemos que os moradores escreveram as memórias para não serem esquecidos como sociedade.Os moradores do povoado de javé precisaram recorrer a história ,para usá-la como instrumento para trazer de volta a importância de seu patrimônio.

O patrimônio histórico tem um sentido bem amplo, de acordo com o filme significa, conjunto de bens históricos que tem certa relevância para aquele povo.
A história foi usada para reconhecer a importância do povo de Javé, ou seja, trazer os povos excluídos de volta a história nacional . O que reflete diretamente na preservação do patrimônio, o qual era o principal objetivo do povo de Javé.
João Paulo Matos, Bruno Villas-Boas , Matheus Gomes e Lucas Gomes .
Turma : B
Nenhum comentário:
Postar um comentário