terça-feira, 26 de abril de 2011

Resenha critica: Narradores de Javé

Tópico: Relações entre preservação do patrimônio e historia.
      
O filme retrata o drama vivenciado pelos moradores do vilarejo de javé.Inicialmente esse drama se da a partir do projeto feito por engenheiros para a construção de uma usina hidroelétrica ,conseqüentemente, causaria a inundação deste local.Biá,o único alfabetizado de Javé,que tinha sido expulso por contar mentiras sobre o povo daquela região, foi o escolhido para relatar acontecimentos importantes  que pudessem fazer com que as pessoas reconhecessem o significado e a importância daquele povoado. Pois a fonte escrita era de grande relevância naquela época.  Sem essas memórias, o futuro desse povoado estaria em risco, em função da construção da usina. Caso ocorresse a construção da usina as lembranças,acontecimentos e toda a cultura de um povo poderia estar indo por água a baixo .
  Pode - se perceber que a historia nesse contexto  foi usada para preservar o patrimônio histórico de javé.Ao longo do filme percebemos que os moradores escreveram as memórias para não serem esquecidos como sociedade.Os moradores do povoado de javé precisaram recorrer a história ,para usá-la como instrumento para trazer de volta a importância de seu patrimônio.
Um patrimônio histórico sempre possui uma importância para sociedade, seja ela religiosa, cultural, histórica ou estética. Hoje em dia, aqui no Brasil há diversas leis de proteção e restauração desses patrimônios, leis que impedem a demolição de patrimônios ou ate reformas sem permissão, leis que buscam manter a historia dos monumentos e seus valores na sociedade.Temos aqui em Salvador muitos exemplos de construções que são tombadas como patrimônio histórico,uma delas é o famoso bairro do Pelourinho,que não pode sofrer nenhum tipo de alteração em sua faixada,conseqüentemente preservando-a.Essas construções são importantes,pois nos remetem a reconhecer a existência de outros povos.
O patrimônio histórico tem um sentido bem amplo, de acordo com o filme significa, conjunto de bens históricos que tem certa relevância para aquele povo.
A história foi usada para reconhecer a importância do povo de Javé, ou seja, trazer os povos excluídos de volta a história nacional . O que reflete diretamente na preservação do patrimônio, o qual era o principal objetivo do povo de Javé.



João Paulo Matos, Bruno Villas-Boas , Matheus Gomes e Lucas Gomes . 
Turma : B

Nenhum comentário:

Postar um comentário