segunda-feira, 25 de abril de 2011

Resenha Crítica...Narradores de Javé

    O filme Narrador de Javé do gênero drama, dirigido pela diretora Eliane Café, conta a história dos moradores do Vale de Javé, uma cidade pequena, prestes a ser alagada pelas águas de uma usina hidrelétrica. Diante dessa situação, a única saída para eles é provar que a cidade possui um patrimônio histórico a ser preservado, decidindo então, a preparar um documento que conte os acontecimentos da sua história, argumentando para que se torne um valor histórico para a humanidade, e por isso eles escrevem na esperança de impedir a grande catástrofe. Como a maioria do povo do Vale, é analfabeto e praticamente só usam a oralidade, eles terão a necessidade de enfrentar um grande problema usando a escrita.

    Entretanto o filme em si aborda alguns aspectos importantes na construção de um patrimônio como, a formação cultural de um povo, heranças históricas, crenças, valores, memória, história, verdade e invenção, importância da oralidade, dimensão da escrita e fala.

   A história principalmente da oralidade que constitui um patrimônio é riquíssima. É por meio dela que se registra a origem de um determinado povo, sendo que a escrita precisa de uma história contada para apresentar e, a oralidade precisa da escrita para continuar. Diante disso, a oralidade é de grande importância para alguns recolhimentos de informações por meio da comunicação com pessoas que vivenciam acontecimentos.

Alunos: Andresa Silva nº 07, Carolina Mota nº 11, Juliana Oliveira nº 20
Turma: C

Nenhum comentário:

Postar um comentário