segunda-feira, 25 de abril de 2011

Narradores de Javé

O filme dirigido por Eliane Caffé trata-se da historia de um pequeno povoado fictício (javé), o qual será inundado pela construção de uma represa e para que isso não aconteça os moradores resolvem escrever a historia do povoado, porem neste existe apenas um adulto alfabetizado (Bia) o qual foi expulso da cidadezinha acusado de inventar mentiras e fofocas sobre os moradores, estes trazem Bia a força para a cidade o qual é forçado a escrever a História. Coletando dados narrados pelos moradores, Bia percebe a falta de coincidência dos fatos e se vê em frente a um grande problema.
Enquanto os últimos dias de javé aproximam-se a tensão aumenta, Bia pressionado pelos engenheiros e pelos moradores, aflito por não ter terminado o livro, decide fazer uma festa em comemoração ao suposto livro, mas este não comparece a festa e envia o seu livro para os moradores que festejam mas a alegria dura pouco, ao abrir o livro é dada a triste noticia ,o livro esta em branco. Bia os havia enganado, e indignados com tal façanha decidem matá-lo, porem vêem que não vale a pena. A cidade é inundada, afogando as esperanças de salvação dos moradores.
No filme e representada a falta de respeito com os mais pobres, estes além de serem castigados pelas más condições de vida terão que assistir a destruição do local em que viveram e nasceram, pela ambição dos mais poderosos (governo), o qual deveria dar assistência a este povo, mas ocorre o contrário lhes é retirada a voz e o direito de expressão tornando-lhes escravos de um mundo submisso onde o povo não tem voz nem vez.
Vários textos podem fazer intertextualidade com o filme, destes serão destacados dois: Filme “Garapa” dirigido por José Padilha, neste filme, como no filme Narradores de Javé, é abordado predominantemente o descaso do governo com os mais pobres, estes sofrem com as más condições de vida e alimentam os seus filhos com garapa, bebida mista de água com açúcar, daí surge o título do filme. O documentário “ Incarcânu a Tiortina”dirigido por Tau Tourinho e Gabriel Lopes Pontes, trata-se da história de dois bêbados excluídos da sociedade, pela falta de oportunidades, sendo assim “inúteis”  e “sem valor”. Os textos têm como tema principal a perda de dignidade e dos direitos do ser humano e representam o sofrimento dos mais pobres assim como no filme “Narradores de javé”.
  João Pedro;  Eduardo Bortoli ; Gabriel Neto
  Turma: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário