terça-feira, 26 de abril de 2011

Narradores de Javé, reflexão sobre História

       Eliane Café consegue retratar no filme Narradores de Javé de forma cômica, irônica e verossímil, um tema contemporâneo, que é a importância da história, levando o espectador a fazer uma reflexão sobre diversos eventos do tema, como a História Oral X História Escrita, sua cientificidade, os excluídos da história, patrimônio cultural e histórico, diferentes olhares da história.
        No longa, o enredo principal traz a história fictícia do povoado de Javé, que corre o risco de ser inundado pela construção de uma hidrelétrica naquela região. E que a única saída encontrada por esse povoado seria de escrever sua história, para transformar o lugar em um patrimônio histórico e consequentemente impedindo a construção para a preservação do mesmo. Porém o único alfabetizado, capaz de escrever os relatos e a história daquele povo é Antônio Biá que foi expulso da cidade, justamente por inventar histórias e fofocas sobre os moradores, para movimentar o correio e manter seu emprego. Então ele é buscado a força, para cumprir sua missão de fazer o Livro da Salvação, assim chamado pelos moradores.
Logo no início do filme, na reunião da cidade, Zaqueu cita: “os homi disseram que só num inunda quando a cidade tem alguma coisa importante, historia grande, quando é coisa de tombamento e aí vira patrimônio”, essa passagem evidencia a relação entre a história e a preservação do patrimônio, no qual a história carrega a cultura, tradições, acontecimentos que tem que ser preservados para que não sejam esquecidos e/ou excluídos no processo histórico, assim como o Pelourinho que faz parte da História de Salvador e guarda com ele aspectos tradicionais de grande importância para história.
         No final da trama, quando Biá vai entregar o livro, mostra – o em branco e ele se explica dizendo que ninguém se importava com o Vale de Javé, tendo história, ou não, seria inundada de qualquer maneira, ao ver a cidade submersa e o povo fugindo com o pouco que sobrava resolver escrever a história da cidade a partir dali, do fato ocorrido. No geral pode – se perceber que a trama original de Narradores de Javé, consegue transmitir com maestria uma reflexão sobre a temática da história e dos seus sujeitos.


Thiago Lustosa 
Rodrigo Gomes
Edlayan Passos
Mateus Maia
Rafael Brito

Turma : B

Nenhum comentário:

Postar um comentário